É um exame que permite o estudo do registo gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro, através de elétrodos aplicados no couro cabeludo. Permite detetar atividades anormais em diversas doenças, como demências, epilepsias, certas infeções do sistema nervoso central, perturbações do metabolismo cerebral, entre outras.
Na realização do exame geralmente o paciente está acordado, confortavelmente sentado numa cadeira ou deitado numa mesa de exame, de olhos fechados e num ambiente de penumbra. Tem de estar imóvel e relaxado. Em alguns exames pede-se ao paciente que relaxe e tente adormecer durante a realização do exame.
Durante a realização do exame será pedido que respire rapidamente, para se ter um registo em hiperventilação. Pode haver a necessidade de potenciar o eletroencefalograma através de foto-estimulação: são colocadas em frente do paciente luzes que piscam, em diferentes velocidades.
A sua execução demora em média 30 minutos.
Este exame não necessita de qualquer tipo de preparação e é simples, indolor, sem contraindicações e pode ser feito em qualquer idade.