Os campos assinalados a vermelho são de preenchimento obrigatório.
   Li e aceito os termos e condições relativas às políticas de privacidade e de tratamento de dados
Cardiologia
Gastroenterologia
Neurologia
Pneumologia
Otorrinolaringologia
Dermatologia
Medicina Geral e Familiar
Ortopedia
Cirurgia Geral
Urologia
Cirurgia Vascular
Neurocirurgia
Endocrinologia
Cardio Oncologia
Esclerose de Varizes
Pediatria
Nutrição
Medicina Chinesa
MEDICINA INTERNA
REUMATOLOGIA
Terapia da Fala
Psicologia
Ginecologia

Terapia da Fala

Dr. Renato Pereira

O Terapeuta da Fala é o profissional de saúde responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana e todos os processos e funções associadas com a produção de fala, compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, bem como com formas de comunicação não-verbal.

O Terapeuta da Fala ajuda, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).

 

CAMPOS DE ACÇÃO DO TERAPEUTA DA FALA

Desde o nascimento o Terapeuta da Fala tem um papel fundamental para o desenvolvimento harmonioso do bebé. 

Em crianças em idade pré-escolar, a sua intervenção centra-se na promoção das competências linguísticas, vocais e de comunicação bem como na intervenção das suas perturbações. 

Tem um papel fundamental, em crianças e jovens em idade escolar na intervenção das perturbações da leitura e da escrita, na potencialização da comunicação e na gaguez.

Na idade adulta, o seu foco de intervenção é principalmente em perturbações da linguagem adquiridas, patologias vocais e da deglutição. Tem também um papel preponderante na promoção das competências da comunicação e da voz nos mais diversos profissionais.

 

QUANDO CONSULTAR UM TERAPEUTA DA FALA

Não é necessário ter um problema ou uma doença para procurar um Terapeuta da Fala. Muito menos há uma idade definida para consultar um Terapeuta da Fala.

O Terapeuta da Fala ajudá-lo-á a compreender o que faz parte de um desenvolvimento “saudável” e o que necessita de uma interveniência profissional. Somente o diálogo com um Terapeuta da Fala o auxiliará a adoptar procedimentos favoráveis e  promotores  às dificuldades que se apresentam no momento.

 

 

PRINCIPAIS ÁREAS DE INTERVENÇÃO:

- Fala (articulação, fluência, ressonância, voz e respiração);

- Linguagem (abrange a compreensão e expressão da linguagem oral, escrita, gráfica e gestual, bem como os seus componentes – semântica, morfologia, sintaxe, fonologia e pragmática);

- Comunicação verbal e não-verbal;

- Consciência fonológica (inclui as competências de pré-literacia);

- Deglutição e alimentação;

- Motricidade;

- Sensibilidade orofacial.

 

No caso de algumas perturbações, como por exemplo, paralisia cerebral, síndromes genéticas, perturbações do espectro do autismo ou patologias da voz, o Terapeuta da Fala trabalha em equipas, que podem integrar uma vasta rede de profissionais, tais como médicos pediatras, pedopsiquiatras, pediatras do desenvolvimento, otorrinolaringologistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos para promover uma melhor qualidade de vida.

Pré-Marcação de consultas

Faça pré-marcação da sua consulta e nós tratamos do resto.

   Li e aceito os termos e condições relativas às políticas de privacidade e de tratamento de dados
Os campos assinalados a vermelho são de preenchimento obrigatório.